January 11, 2016

Please reload

Recent Posts

Porque não está dando certo???

October 23, 2017

1/10
Please reload

Featured Posts

Como o esporte pode mudar a sua vida mesmo sem pratica-lo fisicamente.

June 16, 2014

Olá meus amigos!!!

 

Tudo bem por ai?

 

Que tal trazermos para nossa pauta a importância, os benefícios e o que o esporte pode mudar na vida das pessoas.

 

Não pratico nenhum esporte, mas sou completamente fã dos atletas e suas virtudes!

 

E confesso que fiquei alguns anos sem exercício físico na minha vida onde concluo que foi péssimo. Por experiência própria minha vida da uma guinada surpreendente toda vez que mantenho meu corpo exercitado e posso afirmar a diferença que o tal pode fazer no nosso desenvolvimento.

 

Em tempo de COPA DO MUNDO no nosso mundo BRASIL, achei conveniente tratar desse assunto.

 

E como o meu objetivo é potencializar as pessoas de alguma forma positiva, quero focar mais nos benefícios do âmbito mental (emocional) dos esportes, onde o físico ganha ótimos resultado por consequência de todo o resto adquirido pela sua dedicação.

 

Na vida de uma criança, por exemplo, quando ela inicia a prática esportiva, ela obtém junto benefícios sociais e psicológicos. Por meio do esporte as crianças aprendem tanto a reagir em diferentes situações, como também a se tornarem mais atentos aos processos de seu comportamento.

 

Por isso convidei uma profissional da área formada em educação física pelo Centro Universitário IPA- Porto Alegre - RS  Camila Teixeira, que tem um projeto muito legal de desenvolver uma escolinha de futebol (seu esporte preferido e que também pratica) para crianças carentes da comunidade Orfanatrofio 1 também situada em Porto Alegre - RS , para nos contar como ela acredita que o esporte pode mudar a vida dessas crianças.

 

Camila Teixeira diz:

 

 “As crianças aqui da comunidade são carentes principalmente de atenção. 

 

Como cresci e me criei aqui assim como eles pude experimentar vivências com pessoas que pra mim eram e são exemplos e também ensinaram educação através do esporte.  Aprendi e reforcei valores passados pelos meus pais como honestidade, compreensão, trabalho em equipe, respeito pelo próximo e pelos colegas, mas infelizmente a maioria não tem esses mesmos valores em casa e acabam aprendendo apenas no esporte tendo o professor como referência positiva visualizando ali um caminho diferente para buscar crescimento e amadurecimento.

 

Hoje procuro passar para as crianças do meu projeto social de futebol ainda em desenvolvimento esses mesmo valores básicos de educação, ensinado fundamentos do esporte, fazendo com que eles também se divirtam em aula.

Sinto-me honrada em poder contribuir para um futuro melhor para eles, onde o meu maior objetivo e afasta-los da zona de risco de se envolver com tráfico ou drogas e despertar o interesse deles para novos aprendizados.

 

O esporte em geral traz diversos benefícios aos praticantes como desenvolvimento motor, coordenação, autoestima, força, agilidade, capacidade de raciocínio rápido, velocidade, resistência muscular e cardiovascular previne obesidade ou qualquer doença decorrente da hipocinética, permite a interação entre alunos, conhecimento do corpo e suas capacidades e limitações”.

 

Legal, né?!

 

E quando achamos que o esporte já nos ensinou tudo que podia sempre lembramos algo a mais, pois um atleta precisa desenvolver varias habilidades que nos beneficiaria se utilizássemos como recurso em nosso comportamento pessoal ou corporativo, como:

 

AUTOCONHECIMENTO, todo atleta sabe aonde quer chegar tem a consciência de seus valores e sua missão assim ele consegue enxergar seu objetivo claramente e desenvolve paixão pelo que faz o que o motiva e a partir disso fica mais fácil manter o FOCO no resultado com disciplina e persistência.

 

Para um atleta entrar em ação ele precisa saber arriscar, dar seu melhor e aprender a perder e ter humildade e perseverança por isso seu autocontrole tem que ser muito bem desenvolvido para não abalar sua autoconfiança em próximos desafios.

 

Nenhum atleta “joga” sozinho, mesmo que seu esporte seja individual ele precisa de uma equipe como técnico, treinador e etc. Por isso saber respeitar seu grupo, trabalhar em equipe e dar jus a frase que diz “Um por todos e todos por um”! É indispensável para o seu desenvolvimento.

 

Estar atento a oportunidades e possibilidades de soluções também faz parte do seu treinamento constante.

 

Exercícios físicos regulares trazem ótimos resultados apesar de ser diferente do ESPORTE.

Se o esporte ainda não faz parte da sua vida no âmbito físico quem sabe aproxima-lo no âmbito comportamental exercite sua mente com os ensinamentos do esporte.

 

E lembrem – se do que a Camila nos contou da diferença que o esporte faz na vida de uma criança na hora de incentiva-los a praticarem esportes.

 

Eu adorei aprender um pouco mais sobre esse assunto que só nos faz crescer, espero que tenha sido útil para você também!

 

Quero agradecer a Camila por ter dividido o seu sonho com a gente nos mostrando o quanto cada pessoa pode fazer a diferença podendo de alguma forma mudar o nosso mundo e o mundo de alguém!

 

Agora gostaria de pedir a todos para participar citando nos comentários abaixo algo que eu não tenha mencionado e que podemos contar como mais benefícios da pratica de um esporte, quem sabe você também pode estar ajudando alguém a mudar de vida pra melhor!

 

Meus queridos tenham uma ótima semana e vamos torcer muito pelos atletas do nosso BRASIL ;)

 

Muito obrigada!

 

Debora Paz Coaching

Amo amo!!! 

Please reload

Follow Us
Pesquise por tags
Please reload

  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square
Contato

Skype: paz_debora

Email: contato@deborapazcoaching.com

Tel: 51 83025335