January 11, 2016

Please reload

Recent Posts

Porque não está dando certo???

October 23, 2017

1/10
Please reload

Featured Posts

Como manter o FOCO!

June 6, 2014

Ola meus amigos,

 

Tudo bem por ai?!

 

Hoje confesso que escolhi um dos mais desafiadores assuntos pra debater...

 

FOCO

 

Com mais de um milhão de assuntos relacionados a Foco fica difícil ate mantê-lo na hora de estudar o próprio.

 

Falamos em foco o tempo todo, mas sabemos realmente do que estamos falando?

 

Parece clichê falar sobre isso e posso afirmar que não é! Perdemos o foco o tempo todo principalmente nos dias de hoje em que a tecnologia esta ai para nos distrair tirando nossa atenção e quando percebemos estamos divagando sobre algo que não tem mais nada a ver com o projeto que estávamos desenvolvendo.  E saiba que quanto mais nos distanciamos da ideia mais difícil ela fica de voltar. E é ai que mora o problema, quanto mais perdemos o foco mais ficamos distante de onde queremos chegar.

 

E por isso o que eu quero hoje é falar da importância de manter o foco nas coisas que realmente precisamos para uma vida mais bem sucedida e feliz.

 

Quantas vezes a cada inicio de ano nos comprometemos com aquela lista da nossa nova vida que esta recomeçando? E as pesquisas nos provam que 95% das pessoas no dia 15 de janeiro desse mesmo ano já esqueceu de todas as suas promessas de apenas 15 dias atrás, basta um bolo de chocolate pra nos tirar da dieta, um encontro com os amigos pra deixar de ir para a academia, um feedback negativo pra nos tirar a paciência, um programa de televisão para não organizar nossos deveres de casa ou trabalho, sem contar com facebook, twitter, instagram e tudo mais. E não que tudo que citei sejam vilões, pelo contrario, bolos, amigos, tv e rede sócias são sim ótimas ferramentas para nossa felicidade a questão é quando passa dos limites e nos tira da direção e do caminho que queremos percorrer.

 

Manter o Foco é o que vai determinar nossa organização, disciplina, planejamento e ate mesmo a nossa motivação para chegarmos ao êxito de cada um de nossos projetos de vida consequentemente nosso sucesso ou fracasso. O foco é o que determina o que estamos vivendo no momento e é por isso que a primeira coisa a fazer é saber identificar onde vive o nosso FOCO tendo claro nossos objetivos. A partir disso então podemos começar organizando nossas ações para chegar aos resultados desejados.

 

Gostaria de citar um exemplo ate mais global.

 

Tenho notado muita insatisfação das pessoas sobre o nosso pais, pessoas reclamando das péssimas condições dos nossos hospitais, educação, segurança e é  claro na corrupção que são fatos existentes e que eu mesma concordo, mas dentro disso você já se deu conta onde esta o foco nessas reclamações? Sim, no problema e ate posso afirmar que o resultado de transmitir esse tipo de informação ao invés de solucionar só gera mais pessoas deprimidas e com falta de esperança de que possa existir uma solução para todos os problemas citados, quem sabe então trocar o foco?!  Ao invés de pensar em todos esses problemas e ainda passar essas frustações a diante, pensar em: “O que posso fazer para ajudar a resolver isso”? Ai você pode estar pensando, ok, meu foco agora vai ser em me tornar presidente do Brasil! NÃO! Se cada um de nos pensasse em uma solução para apenas nossas obrigações como cidadãos ai sim o FOCO muda e os resultados disso também.

 

Quis dar um exemplo global tentando mostrar o quanto é importante manter o nosso FOCO nas coisas que nos beneficiam, nos esclarecem nos fazem crescer. O FOCO deve sempre estar no resultado que queremos gerar com as nossas ações.

 

E como já havia mencionado no inicio, esse assunto é infinitamente importante e da ate pra escrever um livro, além de saber onde ele esta é também importante saber mantê-lo. E eu por ser uma pessoa que  também mantenho meu foco no positivo e sei o quanto é mais gratificante viver assim a dica que tenho é que, o quanto mais você conseguir aproximar as suas tarefas e compromissos de algo que você realmente goste de fazer mais fácil vai ser de você manter o seu FOCO no que esta fazendo e se isso não for possível no momento, manter a motivação e encontrar um propósito para o que se faz pode ser uma saída para evitar o tédio e a consequente falta de FOCO. Ou seja, um dos fatores determinantes para melhorar o seu FOCO também é o autoconhecimento. E é claro, vou dar também umas dicas de como manter o foco nos seus projetos pessoais e profissionais:

 

1- Abra seus e-mails três vezes por dia e responda somente os que achar importante e urgente. Uma vez respondido, feche o e-mail.

 

2- Só utilize as redes sociais (twitter, facebook, skype e etc.) nos intervalos para refeições.

Ficar conectado o tempo todo irá contribuir muito para você NÃO atingir a sua meta.

 

3- Conversas paralelas como futebol, novela ou "fofoquinhas" não lhe trará qualquer vantagem.

 

4- Comece uma atividade e termine-a. Se a meta é complexa e demanda muitas atividades, divide-a em partes e construa de forma coordenada e compassadamente. Defina as prioridades e finalize-as o quanto antes. Nem tudo que é urgente agora é importante, possivelmente tornou-se urgente por não ter dado a devida importância no momento certo.

 

5- Concentre-se e seja disciplinado. Se você se dispersa com facilidade tome cuidado, olhar para o lado quando deveria estar olhando para frente pode fazer entrar num caminho errado ou dar com a "cara no poste".

 

6- Determine um limite de tempo. Quando você tiver algo importante para fazer, estabeleça um limite de tempo para isso. Não importa se são 15 minutos, 45 ou uma hora. Isso vai depender da complexidade da tarefa. Contudo, determinar um prazo nos ajuda a manter o foco, nos forçando a decidir sobre o que realmente é importante.

 

7- Faça uma pausa antes de iniciar uma nova atividade. Talvez esta seja a mais importante de todas as dicas: antes de começar qualquer atividade nova.

 

Essas dicas parecem ser apenas para assuntos profissionais, mas saiba que devemos manter o nosso foco em assuntos pessoais também, por ser o que mantem nossa qualidade de vida. Família, relacionamentos, diversão e saúde são fatores determinantes para que a nossa mente flua e possa gerar energia na hora produzir em todos os outros aspectos. ;)

 

Se esse assunto ajudou você em algo o meu foco de hoje já teve o resultado desejado!

 

Espero que tenham gostado!

 

Preencha nossa form de contatos para fazer parte do nosso time de desenvolvimento humano.

 

E gostaria muito de saber o que você achou desse assunto, deixe seu comentário.

 

Participe pra fazer o nosso mundo mudar.

 

Muito obrigada!

 

Débora Paz

Professional Coach

Please reload

Follow Us
Pesquise por tags
Please reload

  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square
Contato

Skype: paz_debora

Email: contato@deborapazcoaching.com

Tel: 51 83025335